domingo, 12 de fevereiro de 2012

Brain



O nosso cérebro trabalha de uma forma bastante interessante, pois em situações de stress ele tenta nos proteger deixando funcionar apenas a parte do "Cerebelo" que  coordena os nosso instintos de defesa, isto é, se estamos a ser atacados ou provocados vamos ter uma posição defensiva/ofensiva perante a situação. É esse instinto que nos protege quando estamos a discutir, porém isso não significa que estamos certos, pois como o nosso Córtex ( parte da razão do cérebro) não recebe oxigénio suficiente somos levados a ter uma posição de ataque baseada em emoções e não da razão.
Este é um equilíbrio que deve ser  mantido, metade razão metade emoção para conseguir-mos ter equilíbrio nas nossas vidas, e assim tomar as decisões acertadas, é preciso respirar fundo e manter a calma antes de falar ou tomar decisões precipitadas.
Mas decisões precipitadas estamos nós sempre a tomar, principalmente quando pensamos que vamos mudar os outros, Em primeiro ninguém muda ninguém se outro não quiser, e em segundo podemos alterar algumas atitudes mas mudar as pessoas é impossível, não vale a pena acreditar que as coisas vão mudar, a não ser que o próprio tome a iniciativa e realmente tente mudar. Resta-nos manter-nos calmos, perante as adversidades, respirar e manter o equilíbrio entre a razão e a emoção para assim tomar decisões acertadas.

2 comentários:

  1. Ora que boa explicação, já fiquei a saber algo em relação ao nosso cerebro :)

    E verdade seja dita que às vezes explodimos com os outros, em vez de nos acalmarmos e conversarmos calmamente sobre os assuntos. Sempre se disse que a discutir e a provocar mais fogo, não vai adiantar muito, apenas arranjar mais conflitos.
    Mas às vezes quando estamos nas situações não damos conta do tremendo erro causado e depois vem o arrependimento e outras vezes até o orgulho, dependendo da pessoa e personalidade em questão.
    Moldar alguém ao nosso gosto é impossível, mas acredito que se a pessoa estiver disposta a mudar algumas coisas nela para melhor, isso sim será possível que aconteça, basta vontade para isso.

    ResponderEliminar
  2. Um selinho para ti no meu blog, mais uma vez :)

    Beijinho**

    ResponderEliminar